Blog

Iluminação: como valorizar os ambientes com esse recurso

Publicada: 16/10/2020

 

Quem não gosta de ficar em ambiente aconchegante, que te abraça, independente se é um escritório ou dentro da sua própria casa? A iluminação tem papel fundamental para valorizar os ambientes. E existem várias maneiras de usá-la. Ela precisa ser pensada dentro do projeto como um todo.

A sua função vai muito além de dar claridade ao espaço. Ela pode ser usada para ressaltar a decoração, criar sensações ou ser a própria decoração do local.

 

O que vou iluminar para valorizar os ambientes

Saber escolher o tipo de iluminação é essencial e pode mudar toda as características do ambiente.

Não basta decidir se você vai instalar spots, lustres, luminárias ou abajures. É preciso estar atendo à funcionalidade do ambiente ou ao detalhe que se quer iluminar, considerando, ainda o tipo de luz, como cor e intensidade, a ser utilizado.

Mas antes de darmos dicas de como usar a iluminação a favor do ambiente, é preciso conhecer os tipos que existem.

 

Iluminação direta, indireta e difusa

Iluminação direta é aquela direcionada a algum foco específico, como a mesa do computador. Pode ser criada por spots, abajures, luminárias, por exemplo.

A luz indireta, cria uma atmosfera mais intimista e é ideal para ambientes mais acolhedores, como o quarto. Normalmente, é colocada no forro do ambiente, em detalhes no chão, em molduras de móveis, por meio de spots direcionados e arandelas.

Já iluminação difusa, é aquela que se espalha de maneira uniforme pelo ambiente.

 

Valorizando os detalhes

A iluminação pode valorizar detalhes do ambiente, por exemplo, usar pontos de luz no chão de um jardim para valorizar o piso e criar um clima intimista à noite.

Outra maneira é a colocação de spots no gesso do ambiente, valorizando o revestimento das paredes de uma adega ou sala, por exemplo.

A iluminação em marcenaria também vem sendo muito utilizada. O led é ideal para isso e pode criar vários efeitos, como a luz focal (spots) e a linear (fita). Uma ideia é colocar uma fita como detalhe em fresas em armários da cozinha ou sala, dando charme ao local.

Os nichos de gesso iluminados são uma ótima opção para valorizar espaços como um todo ou criar detalhes. Eles podem ser usados como:

– Forma de separação de ambientes;

– Para dar charme à sala de estar, destacando a televisão;

– Ou até mesmo formando uma estante e ressaltando os objetos de decoração.

Outra maneira de usar a iluminação e dar um toque de modernidade ao ambiente é a colocação de painéis luminosos.

Muito utilizados no comércio, têm ganhado cada vez mais destaque nas residências, sendo usados como a própria decoração de bares, churrasqueiras, escritórios e até mesmo quartos. São vários os motes encontrados no mercado, basta usar a criatividade.

Como você pode ver, a escolha errada da iluminação pode deixar o local disfuncional, incômodo e até prejudicar no trabalho. Contudo, a escolha correta traz harmonia ao espaço, sensação de pertencimento e beleza.

Usando conhecimento e criatividade, você terá a iluminação como forma de valorizar seu ambiente.