tendencias para arquitetura em 2020

Tendências para arquitetura em 2020. Fique de olho!

O novo ano já começou e com ele chegaram diversas novidades para o universo da arquitetura, design de interiores e decoração, no geral. Mas quais são as mais importantes? Quais vão se tornar as queridinhas de todo mundo? Neste artigo vamos listar as principais tendências para arquitetura em 2020.

Sustentabilidade

Não importa em qual setor seja: as pessoas estão, cada dia mais, engajadas em causas pró meio ambiente e buscando soluções sustentáveis para suas vidas. A casa, é claro, não poderia ficar de fora. Portanto, o conceito sustentável é a primeira tendência para 2020.

Se a sua casa ainda está na planta, o conceito já começa a ser aplicado aí mesmo. Historicamente, construir ou reformar uma casa gera muito lixo e restos de materiais que poderiam ser aproveitados. Por isso, converse com sua equipe e procure instituições que podem aproveitar de alguma forma os resíduos gerados na construção da sua casa.

Soluções eco eficientes como aquecedores solares, aberturas bioclimáticas, telhado verde e telhas de vidros são ótimas opções para se levar em conta na hora do desenvolvimento do projeto.

Na hora de pensar na decoração, comece eliminando tudo que pode ser descartável. Dê preferência a peças reutilizáveis e recicláveis, além de madeira de reflorestamento, torneiras que controlam o consumo de água e eletrodomésticos que consomem menos energia. Caixotes de plástico podem ser usados como organizadores de ambientes, pallets de madeira podem virar base de sofá e garrafas de vidro podem se transformar em lindos arranjos de flores.

Luz nas tendências para arquitetura em 2020

A iluminação é um fator indispensável para qualquer casa mas para 2020 a tendência é que ela deixe de ser apenas um objeto funcional, mas também seja um incrível componente da decoração do ambiente.

Em primeiro lugar, os painéis luminosos vêm se tornando os queridinhos dos designers de interiores. Isso porque ele, alia a funcionalidade da iluminação com a beleza de um painel. Além disso, a impressão em alta resolução no tecido é um agregador de valor à sua decoração.

A segunda tendência quando o assunto é luz é a iluminação direcionada ou ponto de luz. A aposta da arquitetura e paisagismo foca em iluminações diretas em mesas, consolidando caminhos e degraus, etc. A luz alta e centralizada que ilumina todo o ambiente vai ficando cada vez mais ultrapassada.

Minimalismo

Entra ano, sai ano e o estilo minimalista continua em alta. Agora em 2020 não será diferente. O ideal é apostar em formas geométricas e linhas retas nos projetos, móveis e objetos funcionais e que, de preferência, exerçam múltiplas funções. Elementos naturais como ferro, cimento queimado, madeira e couros são muito bem vindos.

Independente do que você vá escolher para compor seu ambiente, é fundamental ter em mente que uma decoração minimalista repudia, acima de tudo, a poluição visual. Exagero de cores e objetos vai contra o esse estilo. Pense também que uma ponto muito importante desse estilo de decoração é a valorização da claridade nos ambientes. Sendo assim, paredes e móveis brancos ou em tons como o off-white são boas pedidas.

Aliando esta tendência com a tratada acima, sobre iluminação, o estilo minimalista aposta, muitas vezes, em lâmpadas de LED e luminárias com tons mais claros.

A cor de 2020

Quando o próximo ano está prestes a chegar, as maiores revistas e empresas de arquitetura e design elegem quais serão as cores do ano. E para 2020 a queridinha é a “Classic Blue” (azul clássico, referência 19-4052).

Segundo a Pantone, que lança as tendências em cores que dominam o mundo da moda, design e decoração, a tonalidade faz referência ao céu do entardecer e à comunicação, introspecção e clareza.

É uma ótima opção para quem ama o estilo minimalista mas não quer ficar só nos tons mais claros. Além disso, combina muito bem com móveis de madeira de estilo escandinavo.

Cozinha monocromática

Aquele ideal de que cozinhas precisavam ser pretas e brancas ficou no passado! A tendência para 2020 são cozinhas coloridas e monocromáticas. Segundo a Casa Vogue, a aposta deste ano para esse cômodo da casa é a combinação de cores que transmita força e imponência, mas sem deixar de ser estilosa, divertida e moderna.

Quando falamos de combinação monocromática não quer dizer que todos os objetos precisam ser do mesmo tom dessa cor. A variação de tons é essencial para que a decoração não fique enjoativa.

Vale ressaltar que o estilo monocromático não precisa se limitar aos móveis da cozinha. Ele pode – e deve – se estender aos utensílios, paredes e a alguns eletrodomésticos. Como a maioria desses eletrodomésticos é de inox, cores neutras como cinza e off-white são excelentes pois vão combinar e não deixam de ser modernas e elegantes.

Quando falamos de combinação monocromática não queremos dizer que tudo que compõe a cozinha precisa ser da mesma cor ou de variações de tons dela, mas a maioria das coisas precisa. O que importa é entrar no ambiente e perceber qual cor é a dominante. Logo, procure cores complementares para os outros objetos da cozinha. Dessa forma, um ambiente agradável visualmente será criado, sem perder a essência da combinação.

Mix de estilos nas tendências para arquitetura em 2020

Em alguns tópicos acima, aliamos diferentes tipos de estilos. E essa é mais uma aposta para 2020. Nem sempre é fácil seguir somente um estilo e misturar mais de um pode ser uma solução prática, além de deixar a casa sempre com um ar moderno, antenado e atemporal.

Minimalismo e combinação monocromática, painéis luminosos e sustentabilidade, tom sobre tom da cor mantra, cozinha monocromática e rústica, minimalismo escandinavo, minimalismo japonês e jogos de luz… Se vários estilos te agradam, você não precisa eleger apenas um para o seu lar. Afinal, lar é o que reúne tudo o que você mais ama.

Agora que você já está por dentro das principais tendências de arquitetura, design e paisagismo de 2020, não perca tempo e comece a buscar referências de acordo com seu estilo. Para isso, continue acessando os conteúdos do nosso blog. E, caso tenha mais dúvidas ou queira saber mais sobre o assunto, entre em contato com a gente.

Gostou desse artigo? Aproveite e leia também: Tendências de iluminação corporativa em alta para 2020

Post anterior
Tendências de iluminação corporativa em alta para 2020

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
WhatsApp chat