iluminação corporativa

Tendências de iluminação corporativa em alta para 2020

A decoração e a iluminação corporativa precisam ser pensadas de forma bastante criteriosa. Isso porque a escolha de cores, objetos decorativos e pontos de iluminação impactam de forma expressiva o rendimento dos colaboradores.

Mas não é só isso, todo o conjunto de ambientação do local também transmite uma mensagem ao cliente e diz bastante sobre o perfil da empresa.

Um local bem iluminado, além de ser uma necessidade básica num espaço de trabalho, confere elegância, tranquilidade e até mesmo aconchego ao lugar, por isso, tendências de iluminação são lançadas ou revisadas a cada ano.

Hoje, vamos dar uma olhada no que 2020 preparou de novo no setor de iluminação corporativa.

Tendências de iluminação corporativa para 2020

Lâmpadas inteligentes

As lâmpadas inteligentes estabelecem-se como tendência forte neste ano. Com elas, é possível controlar a intensidade da iluminação e até mesmo o tom desejado.

Muitas dessas lâmpadas inteligentes podem ser controladas por meio de um aplicativo instalado no celular e há o recurso de acender as lâmpadas antes de adentrar ao espaço desejado.

Visual clean

Cada vez mais, as tendências ligadas à decoração e ao estilo têm apostado nos conceitos minimalistas, e com a iluminação corporativa não foi diferente.

Pontos de luz intensos localizados no teto iluminam o ambiente com potência e eficiência e seu design, extremamente básico e discreto, não interfere nos outros elementos decorativos do ambiente.

Luminárias suspensas geométricas

Para empresas em que os colaboradores têm a necessidade de digitar ou ler documentos por horas seguidas, essa pode ser a alternativa ideal.

Uma luminária suspensa quadrada ou retangular sobre cada estação de trabalho fornece toda luz que é necessária para a execução dessas atividades.

Por elas serem suspensas, o espaço nas mesas e áreas de circulação ficam mais livres.

É imprescindível ter atenção à intensidade, temperatura e brilho da luz da luminária suspensa, pois tons muito esbranquiçados e mal regulados podem gerar cansaço na vista e enxaqueca.

Priorização da saúde dos olhos para iluminação corporativa

Entra ano, sai ano e a preocupação com a saúde dos olhos diante da exposição à iluminação continua extremamente relevante.

Não são poucos os estudos que apontam que a iluminação excessiva, sem regulagem, provoca sensibilidade e ressecamento nos olhos, dores de cabeça, irritação e até enjoos.

Cada vez mais, as empresas especializadas no ramo têm investido em criar opções que iluminem com eficiência, mas que preservem o bem-estar dos colaboradores e apostar nessa “tendência” é um caminho certo para o sucesso do projeto de iluminação.

Iluminação difusa na iluminação corporativa

Ainda na esteira do cuidado com os olhos e com a saúde dos colaboradores, escolher a iluminação difusa é uma excelente alternativa.

Com a iluminação difusa, impede-se de que o centro de luz fique em cima das pessoas, dando lugar a um foco luminoso que espalha sua intensidade em vários pontos do ambiente.

Luz natural na iluminação corporativa

A luz natural, na verdade, nunca deixou de ser a queridinha quando falamos de projetos de iluminação e em 2020 ela continua com força total. Não à toa, muitos painéis e janelas de vidro, às vezes ocupando toda uma parede, são cada vez mais vistos cidades afora.

A luz natural também tem mais um benefício: se intensa, é capaz de reduzir consideravelmente os gastos com energia elétrica.

Luz constante

Pode haver muitas coisas incômodas num ambiente de trabalho, mas uma luz oscilante, que pisca com frequência, com certeza é uma das que mais irrita e traz mal-estar ao ambiente. Em caso de pessoas que sofrem de labirintite, o piscar da luz pode desencadear uma crise.

A preocupação com a constância da iluminação, evitando qualquer tipo de oscilação, também está na moda em 2020.

Combinação de tons

Você já deve saber que a luz branca provoca em nosso cérebro a sensação de maior atenção e foco, enquanto a luz amarela propicia o relaxamento e aconchego. Neste ano, essas verdades não mudaram e continuam presentes.

Para ambientes em que se exige alto foco e tomada de decisões, como sala de reuniões e mesas de trabalho, a lâmpada branca é a melhor opção, enquanto em banheiros, refeitórios e áreas de descanso e espera, a luz amarela deve ser a escolhida.

Painéis luminosos

Para espaços internos em que se queira chamar atenção e criar um destaque especial, os painéis luminosos funcionam maravilhosamente bem.

Com as tecnologias atuais, é possível até mesmo fazer uma impressão de alta resolução nos tecidos, além de personalizar medidas que criam espaços únicos e atrativos para colaboradores e clientes.

Recepção convidativa

A área da recepção é o primeiro espaço que acolhe seu cliente, é ali que ele formará a impressão inicial sobre a instituição e você já sabe o que diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica.”

Para 2020, a tendência de iluminação para recepção é a do uso de tons que realmente ajudem a clarear o caminho que o visitante precisa percorrer, deixando-o mais intuitivo, mas, ao mesmo tempo, proporcionem a sensação de acolhimento.

Para o acolhimento, tanto as lâmpadas amarelas quanto as coloridas em tons bastante delicados, como o azul, verde e rosa claros, preferencial e secundariamente, são os mais cotados.

Diminuição de sombras

Nunca se pensou tanto nas sombras quanto agora. Não basta apenas iluminar, também é necessário considerar as sombras que os pontos de luz produzirão nas paredes e demais objetos da empresa.

Quando mal pensado, o projeto de iluminação pode esconder uma peça decorativa ou gerar sombra num espaço de grande circulação de funcionários, o que, além de antiestético, pode colocar as pessoas em perigo.

Tome cuidado em observar se o projeto de iluminação conversa entre os ambientes e com a decoração como um todo. Os focos de luz devem servir para agregar beleza e estilo ao espaço da empresa e bem-estar e eficiência aos colaboradores em geral.

Além disso, todos os ambientes da instituição devem seguir ao mesmo projeto para que se perceba a integração entre os espaços.

Os profissionais e as instituições corretas serão capazes de te orientar sobre o melhor projeto de iluminação para seu ambiente corporativo. Tendências e novidades há muitas e é necessário saber o que realmente funcionará em seu negócio e no seu dia a dia.

Gostou? Aproveite e leia também: Arquitetura para Espaços Reduzidos. Como se adaptar?

Post anterior
Livros essenciais para arquitetos que querem se destacar
Próximo post
Tendências para arquitetura em 2020. Fique de olho!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
WhatsApp chat