Blog

Por que sai caro não contratar um arquiteto?

Publicada: 15/02/2020

 

É muito comum associar construções ou reformas com atrasos, orçamento estourado e dores de cabeça. Isso sem falar que depois de passar todos esses apuros o resultado ainda não sai conforme as expectativas iniciais. Em muitos casos, é exatamente isso que acontece porque não havia a presença de um arquiteto. Ele é o profissional habilitado para fazer um bom planejamento com um projeto de toda a obra.

Dessa forma, você evita o desperdício de materiais, erros de execução, atrasos e outros imprevistos que podem encarecer os custos. Ao contrário do que muitos pensam, contratar um arquiteto é uma forma de economizar e ainda contar com vários benefícios. Continue lendo, vamos mostrar a importância de um arquiteto e os motivos de contar com esse profissional na sua próxima obra.

 

Qual a função de um arquiteto?

O arquiteto é o responsável por colocar em prática os desejos e ideias de seus clientes, levando em conta alguns critérios, como:

– Estética;

– Funcionalidade;

– Otimização dos espaços;

– Conforto;

– Normas técnicas.

Tudo isso é definido em um projeto para se ter uma representação de como a obra vai ficar após finalizada. Nessa etapa, também é previsto o tipo de material utilizado e seus custos, a contratação de mão de obra necessária, prazos e todo o gerenciamento do trabalho.

Esse planejamento é fundamental para que tudo saia bem executado e dentro do cronograma. Imagina ter que refazer uma reforma para corrigir erros, os gastos vão ser muito maiores do que contratar um arquiteto. Esse profissional tem todo o conhecimento técnico necessário para evitar exatamente esse tipo de situação. 

 

Melhor aproveitamento do ambiente

Outra grande vantagem de contar com um arquiteto é que ele é capaz de transformar os espaços. Uma área pode parecer pequena à primeira vista, mas quando é bem aproveitada torna-se funcional. O arquiteto otimiza os espaços da melhor maneira ao utilizar móveis planejados para atender às necessidades dos moradores do local.

O arquiteto vai propor ideias para trazer conforto, comodidade e bem-estar às pessoas com o aproveitamento de luz e ventilação natural. Além de serem sustentáveis, essas soluções ainda são uma forma de economizar nas contas de água e luz e deixam o lugar com um estilo personalizado.

 

Valorização do imóvel

Um imóvel planejado por um arquiteto tem suas características próprias, o que o torna original. Esse é um fator que vai valorizar muito o imóvel no caso de uma futura venda, por exemplo, e vai compensar todos os custos de uma obra bem feita e planejada.

Uma construção ou reforma feita com o acompanhamento de um arquiteto é sinônimo de segurança, porque ele vai atender a todas as exigências técnicas dos órgãos regulamentadores.

Um profissional de arquitetura preza, acima de tudo, pela qualidade nos materiais utilizados, acabamento de móveis e acessórios e a funcionalidade do imóvel como um todo. Espaços inteligentes, bem iluminados, arejados e acabados são motivos para uma grande valorização do imóvel.

Todos esses motivos mostram a importância desse profissional e como vale a pena contratar um arquiteto.