Blog

O que é arquitetura neoclássica? Entenda melhor esse conceito!

Publicada: 12/08/2020

 

No século XVIII, houve um súbito interesse da sociedade por tudo que se remetesse à cultura clássica, o que envolvia a literatura, a filosofia, o teatro, a arqueologia, a música, e, naturalmente, também a arquitetura, incluindo a arquitetura neoclássica.

Dessa maneira, expandindo sua curiosidade por tudo o que estivesse relacionado à Grécia e à Roma antiga, nasceu a Arquitetura Neoclássica, que floresceu na Itália e na França, mas logo se tornou uma referência em todo o mundo.

Quer saber mais a respeito deste estilo arquitetônico? Conheça-o agora mesmo e surpreenda-se com um dos modelos mais utilizados na Europa. Você vai se apaixonar!

 

O que é arquitetura neoclássica?

O Neoclassicismo é um termo usado para descrever um item artístico ou arquitetônico que se inspire na cultura clássica, a partir do século XVIII, seja reutilizando suas ideias ou copiando-as deliberadamente.

Isso porque os artistas, escultores e construtores da época se basearam nos vestígios majestosos e impressionantes da cultura romana e grega para tentar recriar a própria, o que justifica o “neo” dentro da sua nomenclatura.

Levando isso em consideração, a arquitetura neoclássica traz muito do que já foi visto nas construções originais, considerando o seu legado para a civilização e, claro, acrescentando uma pitada de sua própria personalidade europeia a estes modelos tão marcantes.

 

Características da arquitetura neoclássica

Diante do que foi conferido acima, é possível conjecturar que existem algumas características-chave que se destacam quando a arquitetura neoclássica é pensada.

Entre elas, os edifícios são retangulares ou quadrados em sua forma, muitas vezes com telhados planos e exteriores que exibem colunas dramáticas ou arcos repetidos. Além disso, há uma abrangência de volumes e formas geométricas simples, tudo em grande escala para construir uma estética perfeita.

Ademais, também são encontrados detalhes dóricos (a mais rústica das três ordens arquitetônicas pertencentes à Grécia) e, claro, outros pormenores que também se remetam à cultura romana.

 

Arquitetura neoclássica na Europa

A Arquitetura neoclássica pode ser encontrada em diferentes locais da Europa, dado seu berço para tal modalidade. Assim, embora tenha nascido na Itália, este foi um movimento que se tornou extremamente ativo em terras francesas, especialmente no fim do reinado de Luís XVI, o que faz algumas obras serem encontradas na região.

Para que você possa compreender melhor quais construções se tornaram referências nos determinados países, confira a lista:

França:

– Panteão Francês;

– Catedral de Saint-Germaine;

– Arco do Triunfo;

– Chateau de Benouville.

Grã Bretanha:

– Palácio de Buckingham;

– Carlton Terrace;

– British Museum;

– Eastnor Castle.

Alemanha:

– Brandemburger Tor;

– Konzerthaus;

– Palácio de Tegel;

– Altes Museum.

Itália:

– Palácio de Caserta;

– Arco della Pace;

– Basílica de San Francesco di Paola;

– Canova Temple.

Rússia:

– Palácio de Pavlovsk;

– Palácio de Alexandre;

– Palácio Razumovsky;

– Praça do Palácio em São Petersburgo.

 

Obras no Brasil

No Brasil, a arquitetura neoclássica se fez presente nos anos de 1850, durante o Período Imperial, no Segundo Reinado. Assim, ao longo deste espaço de tempo, algumas construções marcaram este modelo no país, especialmente no Rio de Janeiro. É o caso de:

– Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro;

– Palácio Imperial;

– Palácio do Itamaraty;

– Palácio do Catete.

Gostou?  Então, qual destas obras é a sua favorita? Abrace este movimento cultural e compartilhe esta informação com quem é apaixonado por arte.