Blog

O que é arquitetura corporativa? Saiba mais sobre esse conceito!

Publicada: 08/03/2020

 

A arquitetura é uma expressão artística e, com ela, é possível representar uma série de situações que influenciem diretamente na vida das pessoas. Não é apenas uma questão estética, mas sim uma forma de criar tendências e de influenciar comportamentos e relações sociais. Neste sentido, é preciso falar sobre a chamada arquitetura corporativa.

 

O que é a arquitetura corporativa

Primeiro, é importante entender do que se trata e de qual é o conceito envolvido. A arquitetura corporativa é uma forma de organizar os espaços para favorecer um melhor funcionamento na hora de trabalho, pensando em empresas do mundo corporativo. Ou seja, são maneiras de criar soluções para que haja mais eficiência para realização das funções. Logo, não é algo puramente estético.

Ainda dentro do conceito do que é a arquitetura corporativa, é importante entender que ela age passando também uma mensagem sobre a empresa que a estabelece em seu ambiente. Além disso, independentemente sobre a capacidade de investimento e tamanho da sede física da instituição, é possível criar um espaço com o estilo da marca.

 

E as vantagens da arquitetura corporativa

Sendo assim, são várias as vantagens que se apresentam para quem escolhe a arquitetura corporativa como uma aliada no trabalho. Vamos a algumas delas.

 

Possibilidade de socialização e união da equipe

Ter um quadro de funcionários remando para o mesmo lado e trabalhando em harmonia é essencial para qualquer empresa, e a arquitetura corporativa é capaz de ajudar nesta questão. Isso porque é possível definir espaços nos quais os departamentos possam se reunir para debater ideias, conversar sobre aspectos importantes para o negócio, etc. Não é necessário ficar em espaço minúsculos, como corredores, para uma troca rápida de ideias, mas sim em um espaço mais aberto e amplo, sob medida para o fluxo de pensamentos.

 

Mais conforto, melhor trabalho

As condições de trabalho são essenciais para qualquer profissional, de qualquer área. Assim, com a utilização do conceito de arquitetura corporativa, fica mais fácil criar um ambiente mais leve e confortável, no qual cada funcionário se sinta melhor para render o máximo de sua competência.

 

Ambiente com a cara da empresa e das pessoas

Por fim, mas não menos importante, é fundamental citar um aspecto pelo qual passamos rapidamente acima: a possibilidade de dar uma identidade própria ao local de trabalho. Um espaço convencional, em um edifício qualquer, terá as mesmas características para todas as empresas que lá se instalarem. Com a arquitetura corporativa, é diferente, e para melhor.

Usando o conceito, é possível dar um tom de modernidade, de adaptação ao novo, e isso é uma mensagem muito positiva, seja para funcionários, clientes e para o mercado em geral, incluindo a concorrência. Mostrar um espaço próprio e personalizado é também uma propaganda da marca, indo além do marketing convencional e se juntando a ele para colocar a empresa à frente dos outros, chamando a atenção de potenciais clientes.

Estas são informações importantes sobre a arquitetura corporativa. Desde o conceito até suas vantagens, fica claro que o mundo atual, conectado, personalizado e moderno, pede empresas que tenham o arrojo de montar um ambiente próprio, saindo do comum e mostrando a todos sua mensagem e sua capacidade de reinvenção.