O que é arquitetura contemporânea: conceito e características

O que é arquitetura contemporânea: conceito e características

A arquitetura contemporânea surgiu entre os anos de 1980 e 1990 e permanece até os dias atuais. Com seu caráter inovador e criativo, ela mistura diversos estilos e dá origem a casas, edifícios, museus e outras obras marcadas por singularidade.

Quer saber mais? Então continue lendo e confira o que é arquitetura contemporânea, quais são as suas características e principais obras e artistas.

O que é arquitetura contemporânea?

A arquitetura contemporânea é uma das mais difíceis de se definir, pois reúne diversos estilos e influências, sem a dominância de uma característica única. Dessa forma, ela é marcada pelo pluralismo.

Seus artistas combinam elementos, técnicas e tendências variadas e reinterpretam correntes passadas, obtendo como resultado propostas únicas e nada óbvias.

Mas o foco dessa arquitetura vai além da preocupação com o design e a beleza estética. O estilo trouxe para o primeiro plano questões como funcionalidade e conforto térmico, valorizando ainda espaços abertos que promovam a sensação de liberdade.

Além disso, a sustentabilidade também entra como um eixo central nesses projetos arquitetônicos, que incorporam elementos do ambiente natural e trazem propostas inovadoras com priorização da economia verde.

Principais características da arquitetura contemporânea

Um dos principais traços da arquitetura contemporânea é a sustentabilidade, com a busca pela harmonia entre os projetos e a natureza. Isso é praticado com o uso de materiais naturais e recicláveis, como bancas de granito, pisos de bambu e telhados vivos.

Outra forma de valorizar essa conexão com a natureza é por meio da luz natural, que está muito presente nestas construções através de claraboias e janelas extensas.

A iluminação mais natural ainda faz parte do estilo minimalista, outro aspecto marcante nos projetos arquitetônicos contemporâneos. Com o lema “menos é mais”, essas obras priorizam espaços simples e com pouca ornamentação.

No entanto, a qualidade não é deixada de lado: elementos de alto padrão, que reforcem a beleza sofisticada e o conforto, também são característicos da arquitetura contemporânea.

Por fim, ainda é possível destacar o uso de tecnologia como um traço desses projetos. Ela está presente tanto na projeção das obras, que contam com auxílio de softwares avançados, como nos próprios materiais usados na sua construção.

Exemplos no Brasil e no mundo

Diversos artistas da arquitetura contemporânea atuam internacionalmente. Entre eles, podemos destacar nomes como Rem Koolhaas, Renzo Piano, Zaha Hadid, Frank Gehry e Rafael Moneo.

Suas obras contemplam museus, estádios, bibliotecas, aeroportos, templos religiosos e edifícios comerciais e residenciais. Alguns exemplos conhecidos por fazerem parte deste estilo são:

Museu Real de Ontário, no Canadá, de Daniel Libeskind;

– Teatro Nacional de Pequim, na China, de Paul Andreu;

– Walt Disney Concert Hall, nos Estados Unidos, de Frank Gehry;

– Burj Khalifa, em Dubai, de Adrian Smith;

– Allianz Arena de Munique, na Alemanha, de Herzog & de Meuron;

– Estação ferroviária Liège-Guillemins, na Bélgica, de Santiago Calatrava.

No Brasil, a arquitetura contemporânea é marcada principalmente pelas obras de Oscar Niemeyer, tais como o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, o Edifício Copan, em São Paulo, e o edifício do Congresso Nacional, no Distrito Federal.

Outro brasileiro que tem destaque neste estilo é Marcio Kogan, com suas obras que valorizam a natureza e o estilo rústico. Algumas delas são a Casa Paraty (RJ), a Casa Osler (DF) e a Casa Gama Issa (SP).

Aproveite e leia também nosso artigo sobre Arquitetura Minimalista: https://www.dressall.com.br/blog/arquitetura-minimalista-conceito-arquitetos-e-caracteristicas/

Post anterior
O que é arquitetura neoclássica? Entenda melhor esse conceito!
Próximo post
Iluminação: como valorizar os ambientes com esse recurso

Posts Relacionados

Nenhum resultado encontrado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu
WhatsApp chat