Um sistema de iluminação bom pode criar ambientes que promovem o bem-estar e oferecem um perfeito conforto visual. Para isso, é preciso saber usar adequadamente cores e texturas, fazer escolhas corretas de lâmpadas e luminárias e criar contrastes.
Uma iluminação que proporciona conforto visual é muito importante, pois pode interferir de forma direta nas vendas, na produtividade e na qualidade de vida das pessoas que ocupam o espaço. Um sistema de iluminação que não seja adequado pode até resultar em acidentes de trabalho. Por aí dá para ver como esse assunto é importante.
Como conseguir conforto visual para um ambiente?
Para criar um conforto visual adequado selecione lâmpadas e luminárias que não causem ofuscamento direto ou indireto e opte por lâmpadas que consigam reproduzir as cores de forma adequada. Para diminuir o ofuscamento, uma das estratégias é evitar criar um ponto único de luz e usar diversos focos de luz. Evite também colocar a fonte luminosa na altura da linha de visão ou usar superfícies que sejam muito refletoras.
Veja algumas dicas para planejar a iluminação de um espaço:
• Iluminação geral de ambientes: use lustres que iluminem indiretamente ou luminárias do tipo plafon que tenham acabamento opaco ou semitransparente.
• Iluminação de jardins: opte por luminárias menores e que tenham proteção de vidro opaco e evite usar modelos que tenham foco de luz bem na altura dos olhos de quem passa.
• Iluminação de destaque: é possível valorizar objetos e paredes utilizando luminárias direcionáveis, que não causam ofuscamento.
Também devemos levar em conta que a luz natural sempre será a luz mais confortável para os nossos olhos. Por isso, devemos explorá-la ao máximo. Além disso, o uso de luz natural estimula um consumo de energia racional e sustentável, além de diminuir os custos de lâmpadas e da conta de eletricidade.
Outros fatores que influenciam no conforto visual de um ambiente
A cor da lâmpada (temperatura de cor) utilizada tem influência direta na sensação transmitida pelo ambiente. A cor ideal varia de acordo com a sensação que você quer passar, mas muitas vezes a melhor escolha é combinar cores diferentes para que o sistema ideal seja ligado e usado de acordo com cada tarefa.
• Cores brancas: usadas em espaços de trabalho e grandes áreas, comuns em indústrias e grandes comércios, como lojas de departamento e supermercados.
• Cores amarelas: essa iluminação traz a sensação de aconchego, por isso são muito usadas em salas e quartos e até mesmo em consultórios médicos para deixar o ambiente mais simpático e humano.
As texturas e as cores dos objetos presentes no ambiente causam uma interferência direta no efeito da luz, isto é, na quantidade de luz que é refletida. Por isso, leve esses aspectos em consideração ao planejar a luz de um ambiente. Enquanto cores claras refletem a luz, as escuras absorvem. Espelhos apresentam um índice de 100% de reflexão, já os vidros têm 0% de reflexão. A textura das superfícies afeta muito no efeito da luz: as lisas refletem muito mais luz do que as rugosas.