Blog

Entenda o que é a arquitetura clássica e seus conceitos

Publicada: 07/07/2020

 

A Arquitetura Clássica é aquela que faz referência a suntuosidade das antigas obras arquitetônicas. Esse estilo é relacionado com bom gosto, por isso atravessou o tempo e ainda é bastante utilizado em projetos atuais.

Suas características marcantes são a luxuosidade e a grandiosidade. Elas são encontradas desde a construção, detalhes do acabamento, luminosidade, até chegar à decoração aplicada ao ambiente.

 

O que é a Arquitetura Clássica?

A Arquitetura Clássica é aquela que se refere nas grandes construções, como templos e palácios, da Antiguidade, principalmente as obras levantadas pelos gregos. Esse estilo acompanhou a história e acabou por influenciar a Arquitetura Romana, Renascentista e Neoclassicista.

Atualmente, a Arquitetura Clássica trabalha com referências tanto do estilo grego, quanto com outros estilos que também foram influenciados por ele. Sempre sendo usada para a elaboração de projetos luxuosos.

 

Características da Arquitetura Clássica

Esse estilo tem um charme próprio, dessa forma, é fácil identificar as construções baseadas nele. Suas características chamam a atenção das pessoas e é caracterizada pela combinação de diversos elementos, sempre pautado no bom gosto.

As principais características desse estilo são:

– Imponência: construções são grandes e com salas espaçosas. Essa combinação passa a ideia de amplitude, nobreza e suntuosidade;

– Verticalização: esse estilo é facilmente reconhecido pela verticalização das construções. É comum encontrar colunas altas, pés-direitos altos e linhas que apontam para o céu. Esses detalhes também entregam a noção de amplitude e grandeza;

– Sobriedade: tons de cores utilizados são sóbrios e/ou neutros, principalmente aquelas tonalidades aplicadas para cobrir grandes superfícies;

– Materiais Nobres: a Arquitetura Clássica também é caracterizada pela utilização de matérias nobres na construção e na decoração. É comum o uso de mármore, madeiras maciças de lei, predas preciosas e qualquer outro material que denote riqueza;

– Decoração: outra característica marcante desse estilo é a decoração. São utilizados tecidos, estofados, peças raras e caras.

 

Dicas para aplicar na decoração

Para dar ao ambiente uma ornamentação inspirada na Arquitetura Clássica é só seguir as seguintes dicas:

– Usar cores claras e evidenciar a luz amarela: assim como as cores neutras e discretas são utilizadas nos projetos, eles também podem ser usados na decoração. Exemplos são: branco, bege e creme.

A iluminação é parte importante de qualquer decoração. Para o estilo clássico são preferidas as luzes mais amareladas, já que essa iluminação, quando jogada em grandes espaços, deixa o ambiente mais acolhedor.

– Curvas e Volumes: os móveis usados na decoração da Arquitetura Clássica são icônicos. Isso porque refletem a grandeza da construção. Sendo assim, são caracterizados pelos detalhes e imponência.

Armários com a forma mais arredondada e detalhes entalhados, poltronas com braços grandes e volumosos, móveis com as pernas cursas. Todos eles podem ser encontrados em ambientes decorados seguindo esse estilo.

– Acabamentos: outra característica da Arquitetura Clássica é a atenção dada ao acabamento. Isso acaba se refletindo na decoração. Peças finas e bem acabadas devem fazer parte do espaço.

Isso não quer dizer que todas os itens da decoração devam ser banhados em ouro, mas, pelo menos, um dos objetos precisa seguir esse padrão.