Blog

5 elementos para decorar um quarto de maneira eficiente

Publicada: 20/11/2020

 

Um dos principais cômodos da casa, o quarto precisa ter um ambiente acolhedor para quem quer descansar ou precisa de privacidade. Também deve ter a cara de quem o habita, com elementos que tornam a decoração única e cheia de charme.

O estilo do espaço varia muito, conforme as preferências e gostos de cada um. Precisa combinar com a faixa etária, o gênero e os hábitos do seu morador. No caso de um casal, o local deve preservar as particularidades deles, atendendo às necessidades dos dois.

 

Aproveite bem o espaço

Diante de residências e apartamentos cada vez menores, aumenta a preocupação em garantir o melhor aproveitamento dos cômodos. Para tornar o quarto confortável e funcional, o ideal é buscar móveis planejados.

Dessa forma, você contará com ajuda especializada para montar um projeto que se adapta ao tamanho e às características do seu ambiente. Poderá criar soluções que englobem nichos e dividam os espaços, por exemplo.

No próprio guarda-roupa, pode-se prever espaços para colocar um televisor e um frigobar, assim como abrigar um miniescritório. Tudo adaptável às demandas de cada cliente.

 

Quadros e tapetes para decorar um quarto

O conforto de uma boa cama traz tranquilidade, mas é preciso mobiliar o quarto do seu jeito. Para isso, escolha quadros que combinem com as cores das paredes e deem um toque especial na decoração.

Temas infantis, pinturas clássicas ou modernas, frases ou palavras são algumas opções disponíveis, que devem combinar com o seu estilo.

Sugere-se que os quadros sejam colocados na parede da cama, geralmente a principal, ou na lateral. É importante estar atento à proporção de cada peça.

Escolher o tapete certo também ajuda na organização do local. O ideal é optar por modelos que juntem menos poeira e sejam mais fáceis de eliminar a sujeira.

Tipos retangulares podem ser usados para limpar os calçados, posicionados próximos à cama ou debaixo de móveis junto a objetos decorativos. Já os artesanais, geralmente, trazem mais vida e cor em ambiente maiores.

Os tapetes também auxiliam para melhorar a sensação térmica e a acústica do quarto. Os alérgicos devem preferir modelos baixos que podem ser varridos facilmente, evitando acumular poeira.

 

Capriche na iluminação para decorar um quarto

Uma boa iluminação ajuda a dar um toque intimista ao cômodo. O tipo de lâmpada ou efeito dependerá do uso que se faz do espaço.

A luz branca, por exemplo, inibe a melatonina, o hormônio natural que induz ao sono, não sendo a mais indicada para o local.

Busque iluminar todo o ambiente de forma uniforme. Pode-se ter focos direcionais usando spots, luminárias de mesa, abajures de piso ou pendentes. Outra opção é a luz indireta, projetada com pendentes, arandelas e luminárias de piso, destacando o teto e as paredes de forma suave.

Já a iluminação difusa reparte a luz de forma uniforme, evitando contrastes. Este efeito pode ser planejado com o uso de painéis luminosos que dão mais beleza e requinte à decoração do quarto.

O uso de um painel luminoso também pode agregar muito para esse ambiente, especialmente por contar com a possibilidade de personalização com impressão de imagens, texturas e formas.

Para garantir a harmonia, é importante manter o equilíbrio do local. Aposte em cores neutras e suaves, que ajudam a suavizar o ambiente, auxiliando também no relaxamento. É importante que de decoração do quarto esteja com consonância com as demais peças.

Gostou das dicas para decorar um quarto de maneira eficiente? Aproveite e leia também: A importância da iluminação no seu projeto de decoração de interiores